Ano de Mudanças ...

domingo, 21 de setembro de 2008

O QUE É PARTICIPAÇÃO POLÍTICA



O QUE É PARTICIPAÇÃO POLÍTCIA

Todos os indivíduos têm o direito e o dever de participar da vida social, procurando influenciar as decisões de interesse comum. Se ficarmos passivos, delegando as resoluções aos outros, um pequeno grupo, mais atuante e audacioso, acabará dominando sem resistência e limitações...
Participação política – um instrumento fundamental para a construção de uma nova sociedade mais humana.
A palavra política – origem grega, e foi usada por vários filósofos e escritores da Grécia antiga. Aristóteles disse: “O homem é um animal político”, porque nenhum ser humano vive sozinho e todos precisam da companhia dos outros. Na realidade, o homem é o único animal que durante vários anos depois do nascimento não consegue obter sozinho os seus alimentos.

Tratar de política é cuidar das decisões sobre problemas de interesse da coletividade.

Definição – “Arte e ciência do governo”

Arte – sensibilidade especial para conhecer os seres humanos, suas necessidades, suas preferências, seus caprichos, suas virtudes, visando encontrar o modo mais conveniente de conseguir a concordância de muitos e promover o bem comum.
Ciência – porque hoje existem várias ciências que estudam os comportamentos humanos e assim se torna possível estabelecer cientificamente algumas regras sobre a vida humana em sociedade e sobre como os seres humanos deverão reagir em cada situação.
Problemas políticos – problema de todos: o fato de existir a necessidade de viver em sociedade tem conseqüências muitos sérias. Temos que observar que em relação aos direitos e valores, eles são necessários a todos, devendo merecer a mesma proteção.
Necessidade de tomar decisões: - por estarmos vivos somos obrigados a tomar decisões. Temos as decisões individuais e coletivas. Há, porém, um número muito grande de casos em que a decisão tomada por uma pessoa produz conseqüências sérias para muitos outros...
Ex: comodismo; pelo medo da responsabilidade de decidir, acatamos de boa vontade o que os outros decidiram.
- Osmar Luiz (escritor brasileiro), disse que: “Não se pode conseguir qualquer mudança profunda na sociedade se não houver antes mudança na consciência de cada um”.
- Para uma efetiva participação política, o primeiro passo deve ser dado no plano da consciência.
- Para se atingirem objetivos políticos é indispensável um trabalho organizado: soma de força, divisão de trabalho, recebimento de mais informações, a obtenção de maior rapidez e amplitude na divulgação das propostas.
Fonte: DALLARI, Dalmo de Abreu – O que é participação política, Coleção primeiros 104 passos, Ed. Brasiliense, 13ª edição, 1996.
Pesquisado: Profº Marcos Longo.
http://www.professormarcoslongo31654.can.br/index.php

Nenhum comentário: