Festival Amar Amado
Poucos brasileiros puderam desenvolver uma trajetória nacional e internacional tão marcante para a cultura do País. como Jorge Amado. Sua obra ocupou e ocupa espaços fundamentais em todos os segmentos: literatura, música, cinema, teatro, gastronomia e artes plásticas. O Centenário de Jorge Amado será comemorado em vários Países e por desejo do mesmo em vida, Ilhéus-BA será o centro das comemorações.
Uma vasta programação irá marcar o ano de 2012. E o ápice das comemorações será o Festival Amar Amado que acontece em Ilhéus de 04 a 12 de agosto de 2012.
A Homenagem a Jorge Amado é uma exaltação ao talento e a criatividade do brasileiro. Significa consolidar uma imagem nacional e internacional de País e povo comprometidos com a cultura popular em todos as suas vertentes.
A realização do evento permitirá em um só espaço e em um só tempo o desenvolvimento de diversos ciclos de cultura.
O evento impulsiona de forma ampla e irrestrita a cultura como geradora de desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental e sócio educacional. A gratuidade das atividades culturais do evento é o primeiro dos fatores de democratização do acesso de todas as camadas da população à produção artística presente no mesmo.
Ciclos, shows, palestras, peças, filmes, cursos, saraus poderão ser acessados por todos. Mas não apenas a gratuidade deve ser destacada. A facilidade de acesso às atividades, que serão montadas de forma distribuída pelo Quarteirão Jorge Amado, nos Prédios Históricos e nas Vias públicas também é fator de participação ampliada da população. Todos chegam com facilidade ao evento bastando estar em Ilhéus em sua realização. A diversidade de atividades, quer no campo artístico-cultural com literatura, música, teatro, cinema, artes plásticas, gastronomia quer no campo quantitativo, com dezenas de intervenções, também democratiza a participação oferecendo às mais diversas camadas da população alternativas para todos os níveis de preferências culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário