Ano de Mudanças ...

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dia do Folclore




Dia do Folclore
Criação da data comemorativa, dia do folclore brasileiro, 22 de agosto

Criação da data
O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à  comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.
Comemoração
O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centrou culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.
Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

Brincadeiras do Folclore
Principais brincadeiras do folclore brasileiro, jogos folclóricos, brinquedos do folclore.
O que são
Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém, a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.
Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças.

A preservação destas brincadeiras é muito importante para a manutenção da cultura folclórica. Por isso, são muito praticadas, principalmente, durante o mês de agosto que é destinado ao folclore.

Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore:

Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.
Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos). 
Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa  ter que fazer o mesmo.
Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base. 
Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.
Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.
Pião: a brincadeira de pião ainda faz muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.



  

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Prêmio Benvirá de Literatura





Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do 2º Prêmio Benvirá de Literatura de Ficção - 2012.
Com a finalidade de estimular a produção e divulgação das obras de escritores brasileiros, a Editora Saraiva institui o concurso, que também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: o livro selecionado será publicado e distribuído em todo o país.
Autores já publicados ou não, de nacionalidade brasileira, poderão participar inscrevendo uma obra inédita de ficção, de tema livre, escrita em língua portuguesa. Cada candidato poderá concorrer somente com 1 (um) original.
Caberá ao vencedor, além da publicação da obra pelo selo Benvirá, um prêmio deR$30.000,00 (trinta mil reais).
As inscrições deverão ocorrer no período de 09/08/2012 a 30/11/2012, somente através do site www.benvira.com.br

Para mais informações, leia o regulamento.

Festival Amar Amado


Festival Amar Amado

Centenário Jorge AmadoPoucos brasileiros puderam desenvolver uma trajetória nacional e internacional tão marcante para a cultura do País. como Jorge Amado. Sua obra ocupou e ocupa espaços fundamentais em todos os segmentos: literatura, música, cinema, teatro, gastronomia e artes plásticas. O Centenário de Jorge Amado será comemorado em vários Países e por desejo do mesmo em vida, Ilhéus-BA será o centro das comemorações.
Uma vasta programação irá marcar o ano de 2012. E o ápice das comemorações será o Festival Amar Amado que acontece em Ilhéus de 04 a 12 de agosto de 2012.
A Homenagem a Jorge Amado é uma exaltação ao talento e a criatividade do brasileiro. Significa consolidar uma imagem nacional e internacional de País e povo comprometidos com a cultura popular em todos as suas vertentes.
A realização do evento permitirá em um só espaço e em um só tempo o desenvolvimento de diversos ciclos de cultura.
O evento impulsiona de forma ampla e irrestrita a cultura como geradora de desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental e sócio educacional. A gratuidade das atividades culturais do evento é o primeiro dos fatores de democratização do acesso de todas as camadas da população à produção artística presente no mesmo.
Ciclos, shows, palestras, peças, filmes, cursos, saraus poderão ser acessados por todos. Mas não apenas a gratuidade deve ser destacada. A facilidade de acesso às atividades, que serão montadas de forma distribuída pelo Quarteirão Jorge Amado, nos Prédios Históricos e nas Vias públicas também é fator de participação ampliada da população. Todos chegam com facilidade ao evento bastando estar em Ilhéus em sua realização. A diversidade de atividades, quer no campo artístico-cultural com literatura, música, teatro, cinema, artes plásticas, gastronomia quer no campo quantitativo, com dezenas de intervenções, também democratiza a participação oferecendo às mais diversas camadas da população alternativas para todos os níveis de preferências culturais.