Ano de Mudanças ...

domingo, 17 de maio de 2009

Enem será obrigatório na rede pública a partir de 2010


Enem será obrigatório na rede pública a partir de 2010
Cada Estado decidirá a nota mínima de que os estudantes precisarão na prova para conseguir o diploma
Gustavo Uribe, da Agência Estado

SÃO PAULO - A partir do ano que vem, todos os estudantes da rede de educação pública podem ser obrigados a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, a participação no exame é voluntária. A proposta foi aceita pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante reunião com membros do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para definir as novas diretrizes da prova para 2010.

Veja a matriz para elaboração do novo Enem
Saiba quais as 1000 escolas mais bem colocadas no exame

Para a medida entrar em vigor, o ministério deve avaliar se todos os estudantes do País têm acesso aos locais onde serão realizadas as provas. Na mesma reunião, Haddad pediu um exame de logística para conferir a viabilidade da proposta. "O exame não é realizado em todas as escolas. Temos de conferir se há orçamento para financiar transporte e alimentação dos alunos", explicou a presidente do Consed, Maria Auxiliadora Seabra.

Segundo a proposta, só aqueles que fizerem a prova e tirarem notas acima de uma média estipulada pela secretaria de cada Estado terão acesso ao diploma do ensino médio. "O maior avanço da proposta é que o exame passará a ser uma base de comparação, de estatística, para avaliar o ensino das escolas públicas e monitorar o desempenho dos alunos."

O Ministério da Educação (MEC) e o Consed também aprovaram as modificações por que passará a prova do Enem no ano que vem, divulgadas à imprensa na quarta-feira. O novo formato da prova deve ser mais focado na compreensão de problemas e vai banir questões que requerem a memorização de datas históricas ou fórmulas matemáticas.

Outra decisão é o fim das questões com "pegadinhas", ou seja, que possam confundir os alunos.
De acordo com o ministro, os conteúdos cobrados na prova serão os mesmos ensinados pelas escolas públicas no ensino médio. Segundo Haddad, o novo Enem não poderá ser aplicado durante o período de aula e terá datas e locais confirmados previamente.

A proposta é que o exame faça com que o currículo do ensino médio norteie as provas de acesso ao ensino superior e não o contrário, como Maria Auxiliadora acredita que esteja acontecendo. "Por meio do novo exame, será possível sentar à mesa com as universidades e propor mudanças tanto nos vestibulares como nos currículos dos cursos. Os professores devem estar adaptados ao conteúdo cobrado pelo novo Enem", explicou.

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,enem-sera-obrigatorio-na-rede-publica-a-partir-de-2010,370952,0.htm

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Teresa e galera do sá pereira,
o blog está muito bom, trazendo informação atualizada e cultura ao pessoal.
Depois vou te passar uns links , para que você possa disponibilizar a esta comunidade, de sites onde os alunos podem se atualizar a respeito dos concursos públicos e conseguir material para estudo de forma gratuita, como livros, apostilas, provas anteriores e video-aulas.
Hoje em dia nessa era da informação, todos temos direito à informação compartilhada, já se foi aquela época em que só os ricos podiam estudar e comprar livros, através da internet podemos buscar muita coisa de útil.
Parabenizo também ao pessoal daí que conseguiu aprovação na UESC, a exemplo de Alan e Ícaro que são amigos meus. Isso prova que mesmo sem frequentar colégios particulares e caros é possível ingressar na universidade e construir um futuro melhor, tanto para si, como para a coletividade.
As cotas para alunos do ensino público vieram para democratizar o ensino superior e a nossa sociedade. Em relação ao que se tem comentado que os alunos do ensino público iriam baixar o nível das univerisadades, as pesquisas têm mostrado justamente o contrário, já que depois da implantação das cotas, as médias dos cursos têm aumentado. Pela própria experiência no passar dos anos na Uesc, tenho comprovado este fato,e além disso, muitos dos alunos que vêm da escola pública, frequentemente têm tido melhoeres desempenhos que os alunos que vêm das escolas particulares. Isso mostra que todos podemos crescer e se tornar bons profissionais, independentemente da classe social.
Desejo boa sorte a galera do sá pereira.
espero poder aparecer aqui neste blog novamente no ano que vem e poder conferir nomes de mais alunos aprovados na uesc e em concursos público.
Rodrigo

Teresa Loureiro disse...

Olá Rodrigo, obrigada pelo carinho e palavras de incentivo a essa galera do Sá Pereira e não só.
Manda-me então os sites q vc diz ter e serem bons para uma educação compartilhada e de busca!
Abração da sua ex teacher
Teresa

vanessa disse...

olá tereza sou vanessa estudei no sá pereira no ano de 2008 na 5 serie e pode ter certeza que todo evento feito no sá pereira eu olho no blog nao olho pessoalmente mas sim o importante é seber que o sa pereira foi o melhor colegio que gostei das professoras(tereza,gal,marcia,graça oliveira,graça reis,rita,dulce,etc...)nunca vou esquecer de vcs