Ano de Mudanças ...

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Dengue explode com quase 1.700 casos em ILHÉUS


Dengue explode com quase 1.700 casos
segundo os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, que revelam que vem crescendo a cada semana o número de casos de dengue em Ilhéus. No início de janeiro a média de casos por semana era de 9.
Ela saltou para 110 novos casos por semana no dia 27 deste mês. Ilhéus tem 25 notificações e 14 casos de dengue hemorrágica confirmados. A Sesab investiga ainda uma morte suspeita no município.
Em todo o estado já são 29 mortes causadas pela dengue hemorrágica. Neste ano o estado registra 32.306, um aumento de mais de 300% na comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento no número de casos dengue em alguns municípios baianos ocorreu por falta de medidas preventivas em 2008 e início deste ano.
A Secretaria Estadual de Saúde teve que adotar medidas emergenciais, como contratação de médicos, carros fumacê, novos leitos para hidratação, mandar equipes aos municípios, fazer capacitação clínica.
A Vigilância Sanitária de Ilhéus divulgou que foram notificados, até o dia 2, 1.690 casos suspeitos de dengue clássica, com 35 confirmados pelo Laboratório Central. Não foi confirmado ainda nenhum óbito por dengue hemorrágica.
A secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, diz que a prevenção continua sendo prioridade e os agentes de endemias intensificam as ações. "Também continua a conscientização da população para os cuidados necessários para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença".
Foi instalado um ponto de atendimento e um ambulatório no bairro do Malhado para atendfer os moradores com suspeita de dengue da zona norte e de cidades como Itacaré e Una.
Segundo a secretária, outro posto de atendimento foi instalado no bairro Teotônio Vilela, funcionando 24 horas como referência para pacientes com suspeitas da doença. Ele tem laboratório próprio para agilizar o diagnóstico, além de hemogramas e outros exames necessários para o tratamento.
O Hospital Geral Luis Viana Filho também recebeu uma ala de atendimento no lugar da psiquiátrica, para desafogar o atendimento nos hospitais e agilizar o atendimento.
Prevenção
A dengue é uma doença transmitida exclusivamente pelo mosquito Aedes aegypti, por isso é importante combatê-lo. A fêma deposita seus ovos em lugares com água parada, como tanques, garrafas, latas, pneus velhos.
As larvas ficam na água por uma semana, depois se transformam em mosquitos, que vivem em média 45 dias. A temperatura ideal para ele é entre 30 e 32 graus, justamente o que a região teve desde janeiro.
A doença é tratada com muito repouso e reidratação oral durante todo o período da doença e da febre, apenas para aliviar os sintomas e repor os líquidos perdidos.
A pessoa deve beber muito líquido e usar apenas o remédio receitado pelo médico para combater a febre (nunca do tipo AAS ou aspirina). O tratamento é apenas para os sintomas, pois não há nenhum para a doença em si.


FONTE: http://www2.uol.com.br/aregiao/ilheus.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco