Ano de Mudanças ...

sábado, 11 de agosto de 2007

Ensinar com Internet

Blogs na educação: uso dos blogs na perspectiva construtivista

Tiscar Lara*

A autora do artigo conclui que os blogs têm grande potencial como ferramenta e que ajudam a implantar a metodologia construtivista. Nessa nova dinâmica, o blog pode desempenhar o papel de canal de comunicação entre o professor e o aluno. Dessa forma, os edublogs (blogs de conteúdo educativo) promovem a interação social, permitem ao aluno verificar sua própria aprendizagem e são de fácil assimilação.

Acervo: Educared España
No desenvolvimento da sociedade da informação, a escola deve desempenhar um papel fundamental, como o de alfabetizar os futuros cidadãos dessa sociedade. Assim, eles poderão lidar autonomamente com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e acessar a informação por conta própria. Vale ressaltar que a sociedade da informação é marcada pelo excesso de informação, e é preciso saber discernir e selecionar. Além disso, a competitividade profissional exigirá o conhecimento dessas ferramentas.

Aprender desde cedo a manejar com desenvoltura as novas tecnologias é a melhor aposta de futuro para uma sociedade. Saber utilizar os blogs responde a esta nova necessidade social, já que ajuda a administrar o excesso de informações e a ele dar sentido, além de responder às necessidades de formação contínua e a distancia.

No entanto, sua mera utilização nada garante. Tudo dependerá do enfoque, dos objetivo e da metodologia integrados ao dia-a-dia dos alunos. Este ponto é importante porque se corre o risco de lidar com as TICs regidas por critérios antigos.

Como utilizar um weblog na perspectiva construtivista?

* O edublog é um meio próprio e particular do aluno, a ser utilizado não apenas nas aulas, mas ao longo de sua vida acadêmica.
* O professor acompanha o aluno nesse novo espaço de liberdade.
* Os edublogs permitem elaborar o pensamento seqüencialmente com um alto grau de controle sobre seu conteúdo, por ser facilmente modificável.
* Sua interatividade torna-o um ponto de encontro para a comunicação, a socialização e a construção do conhecimento.
* A identidade da pessoa que cria o blog reflete-se no título escolhido, na informação oferecida, no desenho utilizado, nos temas tratados, nos links indicados etc. Dessa forma, a identidade individual é criada pela natureza e pela qualidade da interação com o discurso e não por julgamentos do professor ou de outros alunos.
* Facilitam o desenvolvimento de trabalhos colaborativos por meio da distribuição de funções dentro do grupo. Os alunos se sentem mais reconhecidos no projeto e com mais autonomia.
* O professor deixa de ser o único destinatário dos trabalhos e o aluno passa a ser mais um entre os que publicam na Rede, podendo ser lido por qualquer pessoa.
* No caso da educação a distância o blog atenua o sentimento de isolamento dos sistemas de e-learning.

A professora Tíscar Lara faz considerações que precisam ser levadas em conta antes de os alunos iniciarem a criação e o desenvolvimento de seu próprio blog.

* Conversar com o aluno sobre as responsabilidades inerentes à publicação na Internet.
* Ser leitor de blogs e, assim, aprender indiretamente novas técnicas para melhorar o já existente.
* Os blogs fazem parte do ecossistema completo que é a Internet, isto é, não são as únicas ferramentas existentes para favorecer o modelo construtivista.

Neste artigo há outras considerações que podem ser úteis para a melhoria da educação. De interessante leitura.

Clique aqui para ler o artigo

* Professora adjunta de Jornalismo na Universidade Carlos III de Madrid. Mestre em Televisão Educativa

Fonte: Educared España
Tradução: Aírton Dantas de Araújo

07/08/2007

Um comentário:

Unknown disse...
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