BRASÃO DE ARMAS
Com permissão constitucional e por lei, decretada e sancionada pelo Legislativo e Executivo, Ilhéus possui Brasão de Armas, Bandeira e cores oficiais graças ao magnífico trabalho do Professor Leopoldo Campos Monteiro. Professor de História do Brasil e estudioso de Heráldica.
“O Brasão do Município de Ilhéus foi instituído pelo Decreto n.º 34, de 04 de junho de 1954, baixado pelo Prefeito Dr. Pedro Vilas Boas Catalão. Posteriormente, a Lei Municipal nº 872, de 7 de maio de 1965 do governo Herval Soledade instituiu a Bandeira e as cores oficiais da Municipalidade e no seu Art. 12, oficializou o Brasão de Armas”.
O Brasão de Armas de Ilhéus é falante. Anteriormente, chegou a existir um outro brasão de Ilhéus feito por Afonso de Taunay, porém, não foi oficializado, e ficou completamente esquecido. O atual, no seu escudo representa as armas do primeiro donatário Jorge Figueiredo Corrêa. Deixemos que o próprio Leopoldo explica que a sua composição:
“Escudo: português, em campo vermelho, bipartido, em uma metade cinco folhas de figueira em santor, ao natural (verde) sombreamento dourado, na outra metade três correias douradas entrelaçadas.
Insígnia: coroa mural prateada com quatro torres.
Suporte: dois ramos, sendo um de cana-de-açúcar e outro de cacau.
Legenda: num listel vermelho em letras douradas: Município de Ilhéus.
As folhas de figueira e as correias douradas representam as famílias Figueiredo e Corrêa de cujo tronco genealógico procedia o primeiro donatário de Ilhéus. A coroa mural, prateada, com quatro torres significa a cidade sede do Município. Os ramos de cana-de-açúcar e de cacau, como suportes, representam a primeira e a atual grandes riquezas econômicas da terra. A legenda Município de Ilhéus indica o local a que o Brasão pertence e o idioma com que se plantou a civilização.
A BANDEIRA
No Art. 2º da Lei que instituiu a Bandeira de Ilhéus, ficaram estabelecidas as suas características da seguinte maneira:
I - Campo: Vermelho.
II - Na metade superior do campo no canto esquerdo: cinco folhas de figueira ao natural (verde) em santre (cruz heráldica). As folhas devem ter um sombreamento dourado.
III - Na metade inferior do campo: três listas horizontais paralelas em amarelo-ouro.
CORES OFICIAIS
As cores oficiais de Ilhéus são o verde e o vermelho. Cores essas escolhidas em homenagem ás atuais cores de Portugal, de cuja civilização cristã o município descende, de acordo com o pensamento do Prof. Leopoldo Campos Monteiro.
Fonte:
BARBOSA, Carlos Roberto Arléo, Nhoesembé, - Ilhéus, 1973.