Ano de Mudanças ...

sexta-feira, 28 de junho de 2013


BRASÃO DE ARMAS

Com permissão constitucional e por lei, decretada e sancionada pelo Legislativo e Executivo, Ilhéus possui Brasão de Armas, Bandeira e cores oficiais graças ao magnífico trabalho do Professor Leopoldo Campos Monteiro. Professor de História do Brasil e estudioso de Heráldica.
“O Brasão do Município de Ilhéus foi instituído pelo Decreto n.º 34, de 04 de junho de 1954, baixado pelo Prefeito Dr. Pedro Vilas Boas Catalão. Posteriormente, a Lei Municipal nº 872, de 7 de maio de 1965 do governo Herval Soledade instituiu a Bandeira e as cores oficiais da Municipalidade e no seu Art. 12, oficializou o Brasão de Armas”.
O Brasão de Armas de Ilhéus é falante. Anteriormente, chegou a existir um outro brasão de Ilhéus feito por Afonso de Taunay, porém, não foi oficializado, e ficou completamente esquecido. O atual, no seu escudo representa as armas do primeiro donatário Jorge Figueiredo Corrêa. Deixemos que o próprio Leopoldo explica que a sua composição:
“Escudo: português, em campo vermelho, bipartido, em uma metade cinco folhas de figueira em santor, ao natural (verde) sombreamento dourado, na outra metade três correias douradas entrelaçadas.
Insígnia: coroa mural prateada com quatro torres.
Suporte: dois ramos, sendo um de cana-de-açúcar e outro de cacau.
Legenda: num listel vermelho em letras douradas: Município de Ilhéus.
As folhas de figueira e as correias douradas representam as famílias Figueiredo e Corrêa de cujo tronco genealógico procedia o primeiro donatário de Ilhéus. A coroa mural, prateada, com quatro torres significa a cidade sede do Município. Os ramos de cana-de-açúcar e de cacau, como suportes, representam a primeira e a atual grandes riquezas econômicas da terra. A legenda Município de Ilhéus indica o local a que o Brasão pertence e o idioma com que se plantou a civilização.

A BANDEIRA
No Art. 2º da Lei que instituiu a Bandeira de Ilhéus, ficaram estabelecidas as suas características da seguinte maneira:
I - Campo: Vermelho.
II - Na metade superior do campo no canto esquerdo: cinco folhas de figueira ao natural (verde) em santre (cruz heráldica). As folhas devem ter um sombreamento dourado.
III - Na metade inferior do campo: três listas horizontais paralelas em amarelo-ouro.

CORES OFICIAIS
As cores oficiais de Ilhéus são o verde e o vermelho. Cores essas escolhidas em homenagem ás atuais cores de Portugal, de cuja civilização cristã o município descende, de acordo com o pensamento do Prof. Leopoldo Campos Monteiro.

Fonte:
BARBOSA, Carlos Roberto Arléo, Nhoesembé, - Ilhéus, 1973.

José Nazal Pacheco SoubDefendendo os limites de Ilhéus

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Quinta-feira será feriado e sexta ponto facultativo no serviço público estadual

QUINTA-FEIRA SERÁ FERIADO E SEXTA PONTO FACULTATIVO NO SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL


SECOM | Secretaria de Comunicação Social

O governador Jaques Wagner decretou 
feriado quinta-feira (20) e
ponto facultativo sexta-feira (21) no serviço público estadual. 

O decreto será publicado 
nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

MOMENTOS VÍDEOS DE ATIVIDADES DA ESCOLA DESDE 2004

ALGUNS FILMES DAS NOSSAS FESTIVIDADES DA ESCOLA DE DIVERSOS ANOS.

STAFF COLÉGIO ESTADUAL SÁ PEREIRA 2004-2006



quarta-feira, 5 de junho de 2013

CEASP promove caminhada no Dia Mundial do Meio Ambiente












Dia Mundial do Meio Ambiente 05 junho 2013


O Colégio Estadual Antônio Sá Pereira, para alertar a população sobre os riscos de ocorrência de uma epidemia de DENGUE, promoveu esta II CAMINHADA, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar e a população em geral, para a redução do número de casos da dengue. Entendemos que não basta apenas ter consciência, é preciso ter um comportamento que nos afaste dos riscos, isto é: FAÇA A SUA PARTE!

 "PARA COMBATER A DENGUE, VOCÊ E A ÁGUA NÃO PODEM FICAR PARADOS."

 O Colégio Estadual Antônio Sá Pereira, LUTA CONTRA A DENGUE, A FAVOR DA VIDA!

 O CEASP, agradece a todos os parceiros que tornaram possível que este evento acontecesse. Nosso muito obrigada a todos: aos funcionários, aos alunos, à comunidade, à Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, à Superintendência de Transporte e Trânsito - SETRANS, à Prefeitura Municipal de Ilhéus - PMI,  ao grupo RASTAFARI e a Dino Goes, um grande parceiro da Escola em todos os eventos e em todos os momentos!







segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sisu oferece 39,7 mil vagas no ensino superior

A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2013 vai oferecer 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições de ensino superior. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (3). No segundo semestre de 2012, foram oferecidas 30.548 vagas, disponíveis em 56 instituições de ensino superior.

 O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para a segunda edição do ano do Sisu estarão abertas no período de 10 a 14 de junho.

Os alunos poderão se inscrever no portal do Sisu. As inscrições serão aceitas até as 23h59 de 14 de junho. Podem se inscrever os estudantes que tenham participado do Enem 2012 e não tenham tirado zero na redação. Por meio do Sisu, o estudante concorre a vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais de ensino superior.

 O edital com detalhes do Sisu foi publicado hoje (3) no Diário Oficial da União. A primeira chamada está marcada para o dia 17 de junho e a segunda, para 1° de julho. As matrículas da primeira chamada estão marcadas para os dias 21, 24 e 25 de junho as da segunda chamada para os dias 5, 8 e 9 de julho.

 fonte http://www.agravo.blog.br/

Uesc convoca alunos para matrícula no Universidade para Todos

UESC Guarita - Jonildo Gloria(112)
Os alunos do ensino médio, selecionados para o Programa Pré-vestibular Universidade para Todos, na área da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) têm, desta segunda-feira (3 de junho) até a sexta-feira (7) para efetivar as matrículas nos colégios onde farão o cursinho.
Os interessados deverão apresentar cópia da carteira de identidade e do CPF; comprovante de residência e atestado de matrícula (somente para os estudantes que estão cursando o 3º ano). A relação das escolas com os horários para os alunos efetuarem a matrícula está disponível aqui, junto com a lista dos alunos selecionados.