Ano de Mudanças ...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

INTERSÉRIE DO COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO SÁ PEREIRA – CEASP

ACONTECEU NA SEXTA- FEIRA DIA 10 DE JUNHO DE 2011, NO GINÁSIO DE ESPORTES HERVAL SOLEDADE, O INTERSÉRIE DO COLÉGIO SÁ PEREIRA.
MODALIDADES: FUTSAL MASCULINO E FEMININO.
APOIO DOS GESTORES, PROFESSORES , PESSOAL DE APOIO, ALUNOS, GREMIO ESTUDANTIL, PAIS E RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS, COLEGIADO ESCOLAR, COMUNIDADE LOCAL PROFA. VEREADORA CARMELITA E PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS, SOB A COORDENAÇÃO DOS PROFESSORES SIZINIO ROSA BARROS E SABINA PAULA PINHO DANTAS E SONORIZAÇÃO DE GIL LUCAS. A ABERTURA CONTOU COM A PRESENÇA DE GRUPOS DE DANÇA E O APOIO DO DIRETOR DA DIREC- 06, PROF. EDNEI MENDONÇA, REPRESENTANDO A SEC/BA.

PREMIAÇÃO
FUTSAL MASCULINO:
1º LUGAR – 1º ANO A/ENSINO MÉDIO
2º LUGAR - 6º ANO/Sº SÉRIE A/ENSINO FUNDAMENTAL
3º LUGAR – 2º ANO A/ENSINO MÉDIO
4º LUGAR - 2º ANO B/ ENSINO MÉDIO
FUTSAL FEMININO:
1º LUGAR – 3º ANO A /ENSINO MÉDIO
2º LUGAR – 6º ANO/5º SÉRIE B/ ENSINO FUNDAMENTAL

Intersérie em Homenagem à despedida do Profº Sizínio, que deixa a educação este mês e, parabéns pelo seu 70º aniversário dia 09 Junho 2011.
"Um Amigo se faz rapidamente; já a amizade é um fruto que amadurece lentamente".Aristóteles

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia do Meio Ambiente. Visita à MARAMATA




Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, o Ceasp, sob coordenação dos professores: Marli, Gau Nogueira e Adeson, foram em visita de estudo com os alunos do 2º ano A, matutino à Universidade Livre do Mar e da Mata - Maramata.
A visita teve como objetivo conscientizar os alunos dos cuidados que devemos ter com a natureza.A importância da limpeza, manutenção e preservação.
Fez-se uma visita guiada ao museu e, em seguida fizeram a limpeza da praia da Concha, Morro de Pernambuco.

Profs. Marli, Gau Nogueira e Adeson

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ATENÇÃO - VESTIBULAR UESC 2012


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO – GESEOR
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO - COPESEL
Km 16, Rodovia Ilhéus-Itabuna – 4º andar – Torre Administrativa – Salobrinho
CEP 45.662-900 – Ilhéus/BA – Fone: (0xx) 73 3680 5035 / 5036 / 5402
e-mail: geseor@uesc.br site: www.uesc.br

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) vem discutindo a utilização do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como única forma de acesso aos seus cursos de graduação em 2012, através da adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste sentido, assim que as atividades na UESC sejam regularizadas, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade (Consepe) se reunirá para deliberar sobre o assunto.
Ante tal possibilidade e considerando que as inscrições para ao Enem se encerrarão no dia 10 de junho de 2011, a recomendação é que todos aqueles que tenham interesse em ingressar em cursos de graduação da UESC, em 2012, realizem a sua inscrição no ENEM 2011.
O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes aos cursos de graduação exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio.



LINK
http://www.uesc.br/noticias/?acao=exibir&cod_noticia=2194

segunda-feira, 6 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE NO CEASP


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm

IFBA-ILHÉUS ABRE INSCRIÇÕES


Nesta segunda-feira (6) o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), antigo Cefet, abre inscrições para dois cursos no novo campus de Ilhéus. O prazo se estende até o dia 19. As aulas começam no segundo semestre desse ano.
A inscrição custa R$ 5,00, e pode ser feita somente pela internet (clique aqui). O IFBA usa sistema de cotas para afrodescendentes e indiodescendentes, além de reservar vagas para candidatos com necessidades especiais.
São oferecidos cursos técnicos de Informática e Segurança no Trabalho.
A prova de admissão será composta por 40 questões objetivas com conteúdos de Língua Portuguesa, Estrangeira (Inglês/Espanhol), Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. A seleção será no dia 14 de agosto, das 08 às 12h, os locais ainda não foram definidos.

COLÉGIO SÁ PEREIRA E FACULDADE MADRE THAIS




PARCERIA FIRMADA EM 2011, ENTRE O COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO SÁ PEREIRA (CEASP)
E FACULDADE MADRE THAIS (FMT), NA REALIZAÇÃO DE MINI-CURSOS MINISTRADOS PELOS
ALUNOS DO 4º SEMESTTRE DE ADMINISTRAÇÃO COM OBJETIVO DE AUXILIAR A PREPARAÇÃO
E ORIENTAR OS ALUNOS DO SÁ PEREIRA PARA A VIDA E O MERCADO DE TRABALHO COM
CURSOS DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICRO, EXCELL, POWER –POINT, ECONOMIA
DOMÉSTICA E ORIENTAÇÕES SOBRE DENGUE .

ILHÉUS, 04 DE JUNHO DE 2011.

“GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA” – SERGIO NOGUEIRA, RITA PIMENTA E TERESA
LOUREIRO.