Ano de Mudanças ...

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A equipe gestora do Colégio Estadual Antônio Sá Pereira, convida a comunidade escolar e local a participar da votação para a escolha do nome da nossa biblioteca. A biblioteca foi recentemente revitalizada e, deverá ser inaugurada ainda durante o mês de outubro do decorrente ano.
A enquete encontra-se na lateral direita acima, no blog.
Agradecemos desde já a participação de todos.


Ariston Cardosoescritor, prefeito de Ilhéus morador do Bairro Conquista, foi um dos delegados da Arena baiana à eleição de Geisel, pelo colégio Eleitoral “biônico”, entre 73  e  76. Voltou todo feliz, contando as venturas e aventuras de um eleitor presidencial.


Crônica de uma cidade por um certo tempoAriston Cardoso
2000 / 73p. / R$ 10,00 / 14x21 cm
Reúne crônicas publicadas pelo autor no período de 1991 a 1998, no Diário da Tarde, que retratam as atividades do dia a dia da cidade de Ilhéus, os costumes de seus habitantes e as relações que estabelecem entre si. 
http://www.ilheense.com.br/prefeitos.htm#ariston


Jorge Amado (1912-2001) nasceu na Fazenda Auricídia, em Ferradas município de Itabuna, Bahia, no dia 10 de agosto de 1912. Filho do fazendeiro de cacau, João Amado de Faria e Eulália Leal Amado. Passou a infância na cidade de Ilhéus, onde aprendeu as primeiras letras. Foi escritor brasileiro renomado. O romance "Gabriela Cravo e Canela" recebeu os prêmios Jabuti e Machado de Assis. Seus livros foram traduzidos para quase todas as línguas. Foi Membro da Academia Brasileira de Letra. Iniciou sua carreira de escritor com obras de cunho regionalista e de denúncia social. Passou por várias fases até chegar na fase voltada para crônica de costumes. Politicamente comprometido com ideias socialistas foi preso duas vezes, uma em 1936 e outra em 1937. Exilado, viveu em Buenos Aires, França, Praga e em vários outros países com democracias populares. Voltou para o Brasil em 1952. Entre suas obras adaptadas para a televisão, cinema e teatro estão "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Gabriela Cravo e Canela", "Tenda dos Milagres" e "Tieta do Agreste".Jorge Leal Amado de Faria faleceu no dia 6 de agosto. Seu velório foi realizado no Palácio da Aclamação em Salvador. Foi cremado, a seu pedido, e suas cinzas foram colocadas ao pé de uma mangueira, em sua casa na Bahia.




Ruy Barbosa de Oliveira   

Nasceu em Salvador, no dia 5 de novembro de 1849. Faleceu na cidade de Petrópolis em 1° de março de 1923. Além de político, atuou como jurista, diplomata, escritor, filólogo e tradutor.
Aos cinco anos de idade já chamava a atenção de seu professor pela sua inteligência e facilidade em aprender gramática. Nos anos de 1860, estudava no Ginásio Baiano de Abílio César Borges.


Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.


Margarida Oliveira Paixão (27/11/1948- 24/07/2009) Professora, licenciada em história pela Universidade Estadual de Santa Cruz e bacharela em Turrismo pela Faculdade Montenegro de Ibicaraí. Foi professora do extinto Colégio General Osório e, a partir de 2002 removida para o Colégio Estadual Antonio Sá Pereira. Longos anos dedicados à educação. Muito amada pelos colegas e alunos.

Margô, "grande colega, companheira, amiga. Pessoa serena e sorridente, sempre de bem e pelo bem, com todos e com a vida". Teresa Loureiro

(...) A memória voou da minha fronte.
Voou meu amor, minha imaginação...
Talvez eu morra antes do horizonte.
Memória, amor e o resto onde estarão? (...) Cecília Meireles

terça-feira, 24 de setembro de 2013

ALUNOS DO COLÉGIO SÁ PEREIRA CAMPEÕES BAIANOS DE TAEKWONDO

JEFFERSON ALMEIDA DE JESUS, 
ROBSON GOMES PEREIRA JR, 
BEATRIZ SANTOS NASCIMENTO,
 PABLO DOUGLAS RIBEIRO, 
SARA BEATRIZ AVILA GONÇALVES PEREIRA.