Ano de Mudanças ...

sábado, 5 de março de 2011

CARNAVAL CONTRA A DENGUE no CEASP



COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO SÁ PEREIRA

PROJETO
CARNAVAL CONTRA A DENGUE
Autora e coordenadora do projeto: Professora Suely Pimenta


ENVOLVIDOS
Equipe Gestora, Pedagógica, Docentes e Servidores

Público alvo: Alunos da 5ª série até o 3º ano
Turno: diurno

Março 2011

Objetivo geral:

• Reconhecer o carnaval como forma de expressão cultural, bem como, desenvolver atividades que promovam o estreitamento das relações pessoais através de atividades lúdicas e recreativas e também, incentivar ações de combate a dengue.

Justificativa:

Os jovens precisam reconhecer o carnaval como uma expressão popular carregada de história, musicalidade, criatividade, conteúdo, contexto, propósito, cultura; para então, valorizar as manifestações populares e reconhecê-las como marco de identidade de um povo. Por isso, desenvolvemos este projeto com o intuito de levar aos discentes a possibilidade de análise e reflexão acerca da festa popular mais conhecida do país.
Aproveitando o contexto, introduzimos momento de discussão sobre a problemática da dengue em nossa cidade, através de uma metodologia que viabilizasse a contextualização dos dois temas: carnaval e dengue.

Problematização:

• O que é carnaval? Qual sua origem? Que características expressam a identidade nacional?
• O que é a dengue? Como se pega? O que devemos fazer para combatê-la?

Etapas Procedimentos Cronograma

1. Explorar o texto “História do carnaval” e outros textos suplementares Cada professor desenvolverá uma ação metodológica a partir da exploração do texto.
Sugestões:
• Artes: confecção de máscaras para exposição
• Ciências: discussão dos cuidados com a saúde e prevenção sexual durante a festa carnavalesca (DST/AIDS)
• Educação Física: Orientações para curtir a festa sem distenções, lesões, contusões etc.
• Geografia: fazer quadro comparativo, por região, caracterizando o carnaval do início até os tempos atuais
• História: fazer um estudo contextualizado das músicas carnavalescas, dando enfoque a época
• Português: audição, análise e interpretação de letras de músicas do carnaval (desde a marchinha até dias atuais)
• Matemática: construir gráfico demonstrativo da violência, do surgimento de empregos temporários, consumo de bebida alcoólica etc. antes e durante o carnaval
• Inglês: construir diálogos específicos para este período (vocabulário, perguntas pertinentes a esse período.
Desenvolver as atividades durante a semana de 21 a 24/02
1. Leitura do texto informativo sobre a dengue
Dividir a sala em grupos, explicar o jogo e fazer os combinados.

Cada grupo deverá levantar uma plaqueta contendo a letra que será a resposta à pergunta feita pelo professor. Vence quem acertar o maior número de perguntas.
Desenvolver a atividade no dia 25/02 nas últimas aulas.

2. Entregar as tarefas prévias às equipes Após informar sobre a formação das equipes e regras da gincana, entregar as tarefas prévias aos líderes. Dia 28/02
3. Gincana e Baile a fantasia As equipes apresentarão suas tarefas para os jurados. Ao término acontecerá um baile a fantasia no pátio da escola. Dia 03/03

As equipes foram formadas, considerando-se a junção de uma turma do ensino médio e outras duas do ensino regular, ficando desta forma:
• Equipe 1: formada pela 5ª A + 5ª B + 3º A
• Equipe 2: formada pela 6ª A + 6ª B + 2º A
• Equipe 3: formada pela 7ª A + 8ª A + 1º A
• Equipe 4 formada pela 5ª C + 6ª C + 2º B
• Equipe 5 formada pela 7ª B + 8ª B + 1º B