Ano de Mudanças ...

quarta-feira, 27 de maio de 2009

ADVOGADOS DÃO PALESTRA NO COLÉGIO SÁ PEREIRA SOBRE: DEFESA CONSUMIDOR, DIREITOS TRABALHISTAS E FAMÍLIA.


Hoje fizeram-se presentes na nossa Unidade Escolar, os advogados Sandro Rosa e Gustavo Camargo com PALESTRA DOS DIREITOS SOBRE: Defesa do Consumidor, Trabalhista e Família. Sem dúvida uma excelente palestra, onde os alunos dos 2os e 3os anos do Ensino Médio Noturno tiveram a oportunidade de esclarecer muitas de suas dúvidas nas diversas áreas do Direito. Foi extremamente enriquecedor para todos nós, sem dúvida! A Escola agradece aos advogados o importantíssimo momento que oportunizaram ao nosso alunado, que puderam conhecer mais sobre seus direitos como cidadãos, a quem e como recorrer. Dentro de 15 dias a mesma equipe de advogados estará retornando para mais uma Palestra com as turmas dos Eixos IV e V e 1os anos do Turno Noturno.
O Nosso muito obrigada.
A Direção

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Grupo de Advogados visitará nossa escola com uma PALESTRA sobre: Direitos Trabalhistas, Defesa do Consumidor e Família.


Caros alunos,
Na próxima 4a feira dia 27/maio, no turno noturno, estaremos recebendo em nossa escola, um grupo de advogados que irão dar uma palestra e abrir espaço para quaisquer dúvidas a respeito de: Direitos Trabalhistas, Defesa do Consumidor e Família.
A palestra será dada em todas as turmas.

A Direção

quarta-feira, 20 de maio de 2009

SUCESSO NO VESTIBULAR: qual o melhor caminho?



Caros alunos,
Dia 02 de junho, os terceiros anos do matutino e noturno, receberão a visita do professor e nosso palestrante ALBERTO KRUSCHEWSKY.

TÍTULO DA PALESTRA

SUCESSO NO VESTIBULAR: qual o melhor caminho?

-Que fatores influem na preparação
-O que é decisivo para o sucesso
-Como usar melhor aspectos como
autoestima, memória, sono, Atividade física
-O que atrapalha
-Como se planejar

PALESTRANTE: ALBERTO KRUSCHEWSKY

Campeão Brasileiro de Triathlon
Seleção brasileira da modalidade por 8 anos
Graduado em Agronomia pela UFBA (1985)
Primeiro colocado no vestibular Uesc para Educação
Física em 2004
Graduado em Educação Física pela Uesc 2007
Primeiro colocado na seleção de mestrado em
meio ambiente Uesc (2008)

A Direção

domingo, 17 de maio de 2009

Enem será obrigatório na rede pública a partir de 2010


Enem será obrigatório na rede pública a partir de 2010
Cada Estado decidirá a nota mínima de que os estudantes precisarão na prova para conseguir o diploma
Gustavo Uribe, da Agência Estado

SÃO PAULO - A partir do ano que vem, todos os estudantes da rede de educação pública podem ser obrigados a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, a participação no exame é voluntária. A proposta foi aceita pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante reunião com membros do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para definir as novas diretrizes da prova para 2010.

Veja a matriz para elaboração do novo Enem
Saiba quais as 1000 escolas mais bem colocadas no exame

Para a medida entrar em vigor, o ministério deve avaliar se todos os estudantes do País têm acesso aos locais onde serão realizadas as provas. Na mesma reunião, Haddad pediu um exame de logística para conferir a viabilidade da proposta. "O exame não é realizado em todas as escolas. Temos de conferir se há orçamento para financiar transporte e alimentação dos alunos", explicou a presidente do Consed, Maria Auxiliadora Seabra.

Segundo a proposta, só aqueles que fizerem a prova e tirarem notas acima de uma média estipulada pela secretaria de cada Estado terão acesso ao diploma do ensino médio. "O maior avanço da proposta é que o exame passará a ser uma base de comparação, de estatística, para avaliar o ensino das escolas públicas e monitorar o desempenho dos alunos."

O Ministério da Educação (MEC) e o Consed também aprovaram as modificações por que passará a prova do Enem no ano que vem, divulgadas à imprensa na quarta-feira. O novo formato da prova deve ser mais focado na compreensão de problemas e vai banir questões que requerem a memorização de datas históricas ou fórmulas matemáticas.

Outra decisão é o fim das questões com "pegadinhas", ou seja, que possam confundir os alunos.
De acordo com o ministro, os conteúdos cobrados na prova serão os mesmos ensinados pelas escolas públicas no ensino médio. Segundo Haddad, o novo Enem não poderá ser aplicado durante o período de aula e terá datas e locais confirmados previamente.

A proposta é que o exame faça com que o currículo do ensino médio norteie as provas de acesso ao ensino superior e não o contrário, como Maria Auxiliadora acredita que esteja acontecendo. "Por meio do novo exame, será possível sentar à mesa com as universidades e propor mudanças tanto nos vestibulares como nos currículos dos cursos. Os professores devem estar adaptados ao conteúdo cobrado pelo novo Enem", explicou.

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,enem-sera-obrigatorio-na-rede-publica-a-partir-de-2010,370952,0.htm

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Inscrições TAL (Tempos de Arte Literária)


O projeto Tempos de Arte Literária (TAL), surge com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da arte literária, nas suas diversas expressões, no currículo escolar, estimulando não apenas o hábito da leitura nos ambientes escolares de todos os municípios do Estado da Bahia, mas, sobretudo, da produção literária estudantil.

Acredita-se que o TAL, portanto, além de fomentar a criação e a autonomia da produção de saberes e de distintas expressões literárias, contribuirá para a criação de um ambiente cultural ativo nas escolas e na sociedade, envolvendo os estudantes em um clima de participação e de alegria, no qual as artes literárias serão elos das relações entre os estudantes, os professores, os diretores, os funcionários, os artistas, familiares entre outros, estimulando a criatividade nas escolas da Bahia.

http://www.sec.ba.gov.br/
http://www.sec.ba.gov.br/diversos/informesec.htm

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Estudantes podem se inscrever para o TAL e Face a partir de hoje


Estudantes podem se inscrever para o TAL e Face a partir de hoje
11/05/2009

Os projetos da Secretaria da Educação do Estado, Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e o Tempos de Arte Literária (TAL) iniciaram hoje (11), as inscrições. Podem se inscrever até dia 22, estudantes da rede pública estadual que tenham interesse em mostrar seus talentos artísticos e extrapolar os muros das escolas, mostrando a sociedade o que acontece nos bastidores das unidades de ensino.

Para efetuar a inscrição, que é gratuita, os estudantes devem preencher a ficha disponível no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) ¿ www.sec.ba.gov.br/face e entregá-la nas escolas. Um dos pré-requisitos para participar é estar matriculado na rede estadual, da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Fonte: ASCOM - SEC
15 maio 2009
Pelo Edital do TAL, as inscrições serão feitas nas escolas."
http://www.sec.ba.gov.br/
http://www.sec.ba.gov.br/face/

A Direção do colégio

sábado, 9 de maio de 2009

ATENÇÃO ALUNADO! Aeronáutica abre vagas para controle de tráfego


ENTREM NO SITE!
Enviado por Aderino França em qui, 07/05/2009 - 08:13.

A Aeronáutica abriu concurso para admissão ao curso de formação de sargentos na especialidade de controle de tráfego aéreo. São 160 vagas para candidatos de nível médio (veja aqui o edital:http://www.fab.mil.br/portal/cabine/concursos/01_IE_CFS_ME_BCT_2010.pdf). O curso será ministrado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá (SP), com duração de um ano. O candidato deve ser solteiro, ter menos de 17 anos e nem ter completado 24 anos até a data da matrícula. Além disso, ter altura mínima de 1,55 metros para mulheres e 1,60 metros para homens. O candidato será submetido a exames de escolaridade e aptidão psicológica, inspeção de saúde e de avaliação do condicionamento físico.

http://www.guiademidia.com.br/acessar_jornal.htm?http://www.ilheusamado.com.br

A Direção