Ano de Mudanças ...

sábado, 27 de setembro de 2008

OBRAS LITERÁRIAS NO VESTIBULAR DA UESC-PROF.RAMAYANA







Hoje, no CEASP, sábado dia 27 de Setembro de 2008, tivemos a honra de ter conosco o prof. Ramayana Vargens numa aula muito especial sobre algumas obras literárias do vestibular da UESC 2009. As obras trabalhadas hoje foram:

AUTOR e OBRA

1-ANJOS, Augusto dos. "Eu"

2- ARAÚJO, Jorge de Souza. "Os becos do homem"

3- BARROS, Manoel de. "O livro das ignorãças"

O professor Ramayana pretende retornar à nossa escola para dar continuidade ao trabalho das outras 4 obras literárias em Novembro próximo. Deixou também um convite aos nossos alunos para a revisão das obras, no auditório do colégio Piedade alguns dias antes do vestibular.

Foi um momento inigualável, o trabalho do professor não foi “despejar” conteúdo, sua grande preocupação, foi despertar nos alunos o interesse e a paixão pela leitura. Os alunos saíram da aula hoje com uma visão diferente de leitura, e, o quão aprazível esta pode tornar-se para entendermos não só o ser humano, mas a sociedade como um todo. Os comentários a seguir expressam os sentimentos de nossos alunos, ao terem tido esta oportunidade:

“ Aula de conhecimento..., o professor tem uma forma de ensinar que faz o aluno sentir-se dentro da história... .”
“ Excelente, esclareceu muitas coisas que estavam ocultas.”
“ A aula do professor Ramayana foi extremamente proveitosa...” “Poesia é voar fora da asa – Manoel de Barros.”
“ Uma aula perfeita, talvez a melhor que já tive.”
“ A aula foi...magnífica, renovadora, enriquecedora, maravilhosa! O professor é Dr. em literatura.”
“ Uma aula perfeita, Ramayana é um ótimo professor, fez-me entender os 3 livros muito bem. Usou uma linguagem acessível. Muito obrigada por esta oportunidade. AH, descobri que eu sou poesia!”
“ Aula muito interativa...gostei muito.”
“Parabenizo a iniciativa do CEASP, a professora Teresa e, sem dúvida o professor Ramayana pela aula rica em conhecimento, clara e objetiva, despertando em mim um maior interesse pela leitura.”
" Adorei a aula, desvendou muitas coisas da literatura. Muito eficaz e desenvolveu os meus conhecimentos. Muito boa mesmo."

Para quem não foi, sem dúvida uma grande perda, mas outra oportunidade haverá em Novembro. Fiquem atentos à chamada no blog.

Profa. Teresa

Próximos livros a serem trabalhados:

4-AZEVEDO, Álvares de. " Noite na taverna"

5-NETO, Euclides. "O tempo é chegado"

6-REGO, José Lins do. "Fogo morto"

7-SUASSUNA, Ariano. "O auto da compadecida"

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

COMUNICADO-DIRETORIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO – DIREC 6


Ilhéus, 25 de setembro de 2008.

Prezado(a) Diretor(a) e Cursista,

De ordem, encaminhamos orientações quanto à participação dos cursistas na Aula Inaugural do Curso de Gestão Escolar, a se realizar em 29.09.08, das 14h às 18h, por meio de videoconferência. Informamos que a aula será transmitida, também, pelo endereço eletrônico www.sec.ba.gov.br.

Considerando o número de inscritos e a capacidade de acomodação das salas utilizadas para video, a Secretaria da Educação estará disponibilizando na terça-feira, dia 30.09.08, no site da SEC (www.sec.ba.gov.br), a aula ministrada. Essa medida também, visa evitar problemas nas unidades escolares quanto a saída de professores das salas de aula.

Caso sua Unidade Escolar tenha vários inscritos, a orientação que temos da SEC é que a U E indique um representante para participar do evento.

Mais uma vez, contamos com a parceria de todos para o sucesso deste evento.

Atenciosamente,

Sara Mirian Lemos
CODEB/ DIREC 6

Prezado Cursista,

Agradecemos o interesse de V.Sa. em participar do Curso de Gestão Escolar, saiba que este curso proporcionará um maior entendimento no que tange gestão em rede numa perspectiva democrática.

Diante disso, informamos que encontra-se em anexo o Convite da Aula Inaugural.
Caso não consiga visualizar o convite acesse: http://www.sec.ba.gov.br/diversos/convite_aula_inaugural_gestao_escolar.htm

Atenciosamente
CGD/SUPAV/SEC

terça-feira, 23 de setembro de 2008

PALESTRA TERCEIRÃO-Os 4 fatores fundamentais para uma boa escolha profissional...


PALESTRA COM PROFa MAGDA DIA 10 OUTUBRO, 6 a feira das 8h às 10h

Decidir com sabedoria!

Sendo organisada a decisão será acertada

A escolha profissional depende de organisar idéias

Fatores que devem ser analisados na hora de decidir

Em relação aos fatores, apresentarei 4 para análise que normalmente se apresentam em orientação profissional ( a antiga orientação vocacional).

Os 4 fatores fundamentais para uma boa escolha profissional...

Profa Magda

domingo, 21 de setembro de 2008

O QUE É PARTICIPAÇÃO POLÍTICA



O QUE É PARTICIPAÇÃO POLÍTCIA

Todos os indivíduos têm o direito e o dever de participar da vida social, procurando influenciar as decisões de interesse comum. Se ficarmos passivos, delegando as resoluções aos outros, um pequeno grupo, mais atuante e audacioso, acabará dominando sem resistência e limitações...
Participação política – um instrumento fundamental para a construção de uma nova sociedade mais humana.
A palavra política – origem grega, e foi usada por vários filósofos e escritores da Grécia antiga. Aristóteles disse: “O homem é um animal político”, porque nenhum ser humano vive sozinho e todos precisam da companhia dos outros. Na realidade, o homem é o único animal que durante vários anos depois do nascimento não consegue obter sozinho os seus alimentos.

Tratar de política é cuidar das decisões sobre problemas de interesse da coletividade.

Definição – “Arte e ciência do governo”

Arte – sensibilidade especial para conhecer os seres humanos, suas necessidades, suas preferências, seus caprichos, suas virtudes, visando encontrar o modo mais conveniente de conseguir a concordância de muitos e promover o bem comum.
Ciência – porque hoje existem várias ciências que estudam os comportamentos humanos e assim se torna possível estabelecer cientificamente algumas regras sobre a vida humana em sociedade e sobre como os seres humanos deverão reagir em cada situação.
Problemas políticos – problema de todos: o fato de existir a necessidade de viver em sociedade tem conseqüências muitos sérias. Temos que observar que em relação aos direitos e valores, eles são necessários a todos, devendo merecer a mesma proteção.
Necessidade de tomar decisões: - por estarmos vivos somos obrigados a tomar decisões. Temos as decisões individuais e coletivas. Há, porém, um número muito grande de casos em que a decisão tomada por uma pessoa produz conseqüências sérias para muitos outros...
Ex: comodismo; pelo medo da responsabilidade de decidir, acatamos de boa vontade o que os outros decidiram.
- Osmar Luiz (escritor brasileiro), disse que: “Não se pode conseguir qualquer mudança profunda na sociedade se não houver antes mudança na consciência de cada um”.
- Para uma efetiva participação política, o primeiro passo deve ser dado no plano da consciência.
- Para se atingirem objetivos políticos é indispensável um trabalho organizado: soma de força, divisão de trabalho, recebimento de mais informações, a obtenção de maior rapidez e amplitude na divulgação das propostas.
Fonte: DALLARI, Dalmo de Abreu – O que é participação política, Coleção primeiros 104 passos, Ed. Brasiliense, 13ª edição, 1996.
Pesquisado: Profº Marcos Longo.
http://www.professormarcoslongo31654.can.br/index.php

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

AVE - Artes Visuais Estudantis acontecendo no Sá Pereira.






"Entre tantos significados, AVE expressa saudação, aprovação. Salve! Salve as artes visuais estudantis!"

Com uma proposta de Recorte, Monte e Recorte, o projeto acolhe todas as manifestações artísticas das escolas.

A realização dessa "Mostra de Artes", além de fomentar a criação e a autonomia da produção de saberes e de distintas expressões artísticas, contribuirá para a criação de um ambiente cultural ativo nas escolas e na sociedade, envolvendo os estudantes em um clima de pariticipação e alegria, no qual as artes visuais serão elos das relações entre estudantes, professores, funcionários e artistas, entre outros, nas escolas da Bahia, estimulando a criatividade e as diversas expressões culturais.
É pensando na formação de professores e estudantes, assim como na consolidação de um ambiente d festividade, de entretenimento e de prazer, que imagina-se que essa Mostra tornará significativo e prazeroso o cotidiano escolar, contribuindo para a manifestação de sentimentos e valores humanos.

Estamos no começo!
Hoje realizamos nossa primeira oficina.
Na semana de 10 a 24 de outubro estaremos realizando nossa Mostra de Artes na escola. Na ocasião será formada uma comissaõ julgadora que escolherá a obra que irá representar o colégio na DIREC 06.
Os alunos estão animados!
Esperamos a revelação de grandes artistas.

Sonaly e Gau Nogueira

CHAMADA TERCEIRÃO


Caros alunos,
Em Outubro teremos 2 palestrantes: Profa e psicóloga M. J., dia 10/outubro, 6a feira que falará de orientação profissional e Prof.Ms Nelma Pimenta com dicas de redação.
Fiquem atentos!
NÃO ESQUEÇAM AGORA DIA 27/09, sábado das 8h às 12h, Prof. Ramayana, com dicas dos livros de literatura da UESC.

CHAMADA TERCEIRÃO-AULA PROF.RAMAYANA


Alunos do Terceirão Sá Pereira.
Sábado dia 27 de setembro entre as 8h e as 12h, o professor Ramayana Vargens dará uma aula especial para vocês de Literatura sobre os livros do Vestibular UESC 2009!
Não faltem!
Prof.Teresa

Obras literárias recomendadas para os Concursos de 2007 a 2009:

AUTOR e OBRA

1-ANJOS, Augusto dos. "Eu"

2- ARAÚJO, Jorge de Souza. "Os becos do homem"

3-AZEVEDO, Álvares de. " Noite na taverna"

4-BARROS, Manoel de. "O livro das ignorãças"

5-NETO, Euclides. "O tempo é chegado"

6-REGO, José Lins do. "Fogo morto"

7-SUASSUNA, Ariano. "O auto da compadecida"

ENTREGA PRÉMIO FACE







No dia 15 de Agosto, contamos com a presença do Quadro da Direc 06, Profs.: Edinei Mendonça, Jorginey, Sara Lemos, Islene e a vereadora Carmelita,assim como nosso diretor Sérgio Nogueira, Dino Góes, professores e alunos para a entrega do prémio ao nosso aluno do 3o ano, Marcus Paulo, por sua brilhante atuação no Concurso FACE. Foi 1o classificado pela escola e 3o classificado no geral, com a belíssima composição "A Alma não tem Cor". PARABÉNS!

PALESTRA TERCEIRÃO "PROJETO DE VIDA" COM A PROFESSORA MARLOVE







No passado dia 15 de Agosto de 2008, o 3o ano do Colégio Sá Pereira contou com a presença da professora Marlove com a palestra "Projeto de Vida". Sem dúvida uma aula onde os alunos refletiram, conversaram e ficaram muito felizes, encarando novos horizontes, desafios para suas vidas e decisões futuras. Queremos agradecer à professora Marlove por nos ter dado esta oportunidade.
Aqui fica o nosso muito obrigada!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

PARA REFLETIRMOS E COMEÇARMOS A MUDAR...


09/09/2008 - 10h30
Brasil fica em último em tabela sobre investimento por aluno
Lisboa, 9 set (Lusa) - O Brasil ficou em último lugar em uma tabela sobre investimentos por aluno em 33 países, elaborada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Com um investimento de pouco mais de 1.000 euros (R$ 2.439) anuais por aluno, o Brasil ficou atrás de países como Estônia, Polônia, Eslováquia, Chile, México e Rússia, que gastam anualmente entre 2.700 e 1.400 euros (entre R$ 6.586 e R$ 3.415) com cada estudante.

Portugal investe em média cerca de 4.200 euros (R$ 10.246) por estudante, o que coloca o país na 22ª posição.

Com dados referentes a 2005, os Estados Unidos lideram o grupo com cerca de 9.000 euros (R$ 21.956), seguidos da Suíça, Noruega, Áustria, Dinamarca e Suécia, com valores que variam entre 8.500 e 6.450 euros (entre R$ 20.736 e R$ 15.735).

No quesito tempo em sala de aula por cada aluno entre sete e 14 anos, o Chile lidera com quase 9.000 horas (o equivalente a permanecer 366 dias ininterruptos na sala), enquanto a Estônia estabelece o menor tempo letivo, com apenas 233 dias.

Depois dos chilenos, os alunos que mais tempo passam nas aulas são os italianos, holandeses, australianos, neozelandeses, franceses e mexicanos, com permanências que variam entre os 350 e os 312 dias.

Com menos tempo dedicado à escola, depois da Estônia aparece a Finlândia, Eslovênia, Noruega, Suécia, Coréia do Sul e Alemanha, com cargas horárias que totalizam entre 237 e 258 dias ininterruptos nos sete anos de escolaridade contabilizados.
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/09/09/ult5771u53.jhtm